Desenvolver o hábito devocional é uma necessidade essencial para o desenvolvimento da fé cristã. É no silêncio da meditação que aprofundamos nossas raízes e na devoção diária que conhecemos mais e mais sobre Cristo.

Neste primeiro artigo (não devocional) do projeto Novas de Cada Manhã iremos, brevemente, apresentar algumas dicas para você aplicar em seu devocional diário ou para lhe auxiliar a iniciar este hábito de piedade.

1. Separe um período do dia

O primeiro passo é definir um período do dia que você dedicará exclusivamente à leitura bíblica, meditação e oração. Pode até parecer óbvio, entretanto, mais importante do que o horário (se é de manhã ou não) você deve se preocupar com a qualidade do tempo que será dedicado.

Talvez este seja o passo mais importante e, na mesma medida, o mais difícil. Pois separar um período do dia não diz respeito apenas a definir um espaço de tempo que será utilizado para o devocional. É se separar para Deus, desligando-se das inquietações do mundo, das preocupações seculares e da correria cotidiana.

Desligue tudo o que possa lhe distrair, desconecte-se das redes sociais, da internet e de tudo o que possa atrapalhar seu período de entrega ao Senhor. Organize o ambiente de forma que você consiga se concentrar na Palavra e oração, isso incluí não apenas a preparação de um espaço tranquilo, livre de distrações sonoras ou visuais, mas também na utilização, por exemplo, de tapetes de oração, almofadas para os joelhos ou, se preferir, até mesmo banquinhos de oração.

2. Defina um plano de leitura bíblica

Seguir um plano de leitura bíblica é uma excelente maneira de você não apenas desenvolver o hábito de ler as Escrituras Sagradas, mas também de não se perder em seu devocional.

O avançar, diariamente, na leitura do texto bíblico é como construir um edifício. No início pode até parecer que não está acontecendo nada, mas à medida que a fundação é colocada e as paredes levantadas os resultados se tornam visíveis.

O mesmo pode ser aplicado à leitura organizada das Escrituras, ao seguir um plano (seja ele cronológico, temático ou em ordem sequencial) você irá, à medida que avança, fundamentando e construindo sua fé.

Planos de Leitura da Bíblia e Devocionais Diários
Mais de 10.000 Planos Bíblicos incluindo: de um ano ou cronológicos, planos por tópicos, devocionais diários para mulheres, crianças, adolescentes, homens, e muito mais.

3. Tenha em mãos bons recursos devocionais

Existem excelentes recursos para lhe auxiliar em seu devocional diário, entre eles podemos citar os Lecionários, os livros de oração e os devocionais diários escritos por homens e mulheres de Deus.

A modernidade trouxe consigo a ideia de que tudo o que é tradicional e antigo é, necessariamente, ruim e infelizmente o cristianismo contemporâneo tem abraçado tal percepção descartando, sem critério algum, elementos essenciais de nossa fé e tradição.

Somos ensinados a crer que nossa expressão de fé deve ser sempre espontânea. No entanto, há dias em que tal espontaneidade sequer existe e, nestes momentos, olhar para o passado e pisar onde homens piedosos já pisaram se tornará um bálsamo para a alma aflita.

Seguir uma destas ferramentas, ao contrário do que parece, não irá comprometer ou tornar menos espiritual e verdadeiro seu período de devoção, mas lhe auxiliará no desenvolvimento de uma fé sólida, centrada na ortodoxia cristã e que caminha nas trilhas abertas nestes dois mil anos de cristianismo.

Lecionário • Pentecostes, Trindade e Tempo Ordinário – Fascículo III – Ano B - 2021
O Lecionário é um devocionário que combina Salmos, Ofício Diário e Leituras Diárias, interligando a esfera devocional à esfera litúrgica da igreja cristã.

4. Ore sobre o texto lido

O propósito de Deus não é que você conheça o texto bíblico apenas por conhecer, o conhecimento não deve ser um fim em si mesmo, mas deve ser um meio no qual você caminhará em comunhão com Deus.

O conhecimento bíblico deve lhe conduzir à glorificação do Nome de Deus e, para isso, uma ferramenta extremamente útil, e muitas vezes esquecida, é orar o texto bíblico.

Separe tópicos e conceitos-chave do texto pelos quais você deve agradecer ou pedir, ensinos que você é grato(a) por ter aprendido ou mandamentos que necessita de ajuda para seguir.

5. Desenvolva o hábito

O maior inimigo da prática devocional é a inconstância.

Naturalmente somos tendenciados à inconstância, quantas vezes você começou algo e não terminou!? Por isso, você não pode firmar seu devocional no que sente ou não sente, se está ou não com vontade de meditar e orar.

A grande tentação é querer correr uma maratona no primeiro dia, no entanto, não é ficando horas em oração e leitura da palavra nos primeiros dias que enraizará este hábito em sua vida.

Desenvolva o hábito, comece um 5 ou 10 minutos todos os dias e, aos poucos, acrescente mais e mais tempo. Quando você menos esperar já estará, naturalmente, dedicando todos os seus dias à oração e meditação da Palavra.

Considerações finais

Recapitulando:

  1. Separe um período do dia, preferencialmente um momento em que você pode dedicar tempo sem se preocupar.
  2. Defina um cronograma de leitura bíblica, a organização da sua leitura bíblica irá facilitar todo o processo.
  3. Tenha em mãos bons recursos devocionais, lecionários, livros de oração e devocionais diários são excelentes ferramentas para seu devocional.
  4. Ore sobre o texto lido, lembre-se que o propósito do conhecimento é conduzi-lo(a) à obediência.
  5. Desenvolva o hábito, as primeiras semanas, com toda certeza, serão desafiadoras. Portanto, persevere, valerá a pena.

Tem alguma outra dica para compartilhar? Deixe seu comentário e vamos continuar essa conversa.

Que Deus lhe abençoe.

Devocional no WhatsApp

Cadastre-se, gratuitamente, e receba nossos devocionais diários em seu WhatsApp.