Nas últimas semanas temos meditado, diariamente, em assuntos relacionados à fé cotidiana. Nosso propósito com a Série "Tempo Ordinário" é lhe conduzir à compreensão de que o cristianismo e a prática da fé não são firmados em eventos, congressos ou grandes reuniões, mas em ações corriqueiras, ordinárias e simples da vida.

É no dia a dia que nossa fé se manifesta e que revelamos o Reino de Deus ao mundo e, neste sentido, estudar, meditar e recitar o Credo Apostólico se torna uma ferramenta útil no crescimento e aperfeiçoamento espiritual.

Por que estudar o Credo Apostólico?
Pentecostes, 1693 - Samuel Wesley

O que é o Credo Apostólico?

O Credo Apostólico, algumas vezes chamado também de Símbolo dos Apóstolos, é uma profissão de fé composta por de 12 (doze) artigos que abrangem tópicos como a Trindade, encarnação, morte, ressurreição, Igreja de Cristo e escatologia.

É atribuído pela tradição aos Apóstolos, mas historiadores acredita que ele se desenvolveu ao longo do tempo, embora acredite-se que seus artigos sejam ainda dos primeiros séculos, a estrutura atual só se desenvolveu por volta do sexto século depois de Cristo.

É utilizado por diversas vertentes cristãs com propósitos litúrgicos e catequéticos, entre elas podemos citar as Igrejas Católica, Luterana, Anglicana e Ortodoxa.

Por que é importante estudar o Credo Apostólico?

O principal argumento para estudarmos o Credo Apostólico, bem como outros assuntos que compõem a tradição cristã, reside no fato de que a fé que professamos hoje não surgiu de uma hora para outra, mas é fruto de longos séculos de desenvolvimento e lapidação.

Muitas heresias de nossos dias seriam prontamente rejeitadas se conhecêssemos os tratados teológicos e as apologéticas de fé desenvolvidos durante os últimos dois mil anos de cristianismo. Como diria o pregador em Eclesiastes, não há nada de novo debaixo do sol e muitos dos ensinos heterodoxos de nosso tempo são reformulações de doutrinas heréticas que já eram pregadas ainda nos tempos apostólicos.

Conhecer o Credo Apostólico nos auxiliará a desenvolver uma fé consolidada na Palavra, nos auxiliará a resistir aos ventos de doutrinas e de perseverar nos ensinos de Cristo sem desviar nem para a esquerda, nem para a direita.

Além disso, o Credo também nos dá condições de filtrar criticamente qualquer doutrina ou pensamento teológico que se levanta em nossos dias. Se alguma doutrina, por exemplo, nega a encarnação do Verbo, rejeita a sua ressurreição literal ao terceiro dia ou se opõe a necessidade da comunhão com a Igreja então deverá ser descartada, pois fere um ou mais artigos de fé.

Cientes desta urgente necessidade lhe convido a meditar diariamente conosco nos doze artigos de fé.

Credo Apostólico | Devocionais Diários | Novas de cada Manhã
Medite conosco nos doze artigos de fé do Credo Apostólico.