Devocional #04 - O Fruto do Espírito: Paz

Mas o fruto do Espírito é [...] paz... – Gálatas 5:22.

📖
Leia também: João 14:27; Romanos 5:1; Filipenses 4:6,7

Medite

Relembramos das duas grandes guerras mundiais com pavor, as imagens de desolação e destruição provocadas por longos anos de combate são assombrosas. De fato, os conflitos do século 20 marcaram a história com sangue de mais de 108 milhões de almas.

Por mais tranquila que seja nossa vida hoje, nunca houve paz em nosso tempo, desde a virada do século 21 não existiu um ano sequer em que algum canto do mundo não estivesse envolto pela guerra.

Nos últimos 3.400 anos de história registrada, a humanidade esteve em paz somente por 268 anos1. A natureza bélica do ser humano revela seu estado espiritual: ele está em guerra com o próprio Deus, está afastado dEle e, portanto, não é capaz de se relacionar com seu próximo.

A paz promovida pelo Espírito Santo não se trata da paz garantida por armas, do equilíbrio de poder estabelecido por armas de destruição em massa, mas é a paz do próprio Deus derramada ao coração humano através da reconciliação por meio de Jesus Cristo: “Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo” (Romanos 5:1).

Em Cristo Jesus já não estamos mais em rebelião contra Deus, fomos reconciliados com Ele e esta certeza nos torna pacíficos não apenas na maneira como nos relacionamos com o próximo, mas também no modo como encaramos a realidade.

Não estamos em guerra com o Criador e, portanto, estamos em paz, vivemos em paz com o próximo e com as incertezas de nossa existência.

Ore conosco

Pai, ajude-me a desfrutar da paz de Teu Espírito, não permita que meu coração seja tomado pelo desespero ou por um espírito beligerante. Ajuda-me a descansar em Ti e a manifestar da Tua paz ao mundo para que, em tudo, Teu nome seja glorificado. Oro, em nome de Teu Filho Jesus, amém.

Referências Bibliográficas

HEDGES, Chris. What Every Person Should Know About War. The New York Times, 2003. Disponível em: https://www.nytimes.com/2003/07/06/books/chapters/what-every-person-should-know-about-war.html. Acesso em: 19 maio 2021.