"Mas o fruto do Espírito é [...] amabilidade..." – Gálatas 5:22 (NVI)

Leia também:

Efésios 4:2


Medite:

Olhe ao seu redor por alguns instantes e, com toda certeza, verá o quão ríspidos, odiosos e amargos nos tornamos. Brigamos por coisas desnecessárias, lutamos por direitos que vivemos muito bem sem eles e nos orgulhamos em estar sempre com a razão, mesmo que para isso alguém tenha que ser ferido.

Não se trata de violência extrema, não estamos falando das centenas de pessoas assassinadas, abusadas ou agredidas todos os dias. Observe as pequenas ações, as pequenas atitudes. É aqui que se manifesta a amabilidade!

Sem Deus nenhum ser humano é capaz de desenvolver um espírito amável, de agir com benevolência, de ser dócil para com o próximo. Somos naturalmente egoístas, priorizamos nosso próprio bem-estar, nosso próprio conforto e nossos próprios direitos.

Naturalmente revidamos o xingamento no trânsito (mesmo quando estamos errados), tratamos mal e com desprezo aquele(a) atendente que não está em seu melhor dia de trabalho e desdenhamos daquele senhorzinho com dificuldades em utilizar o caixa eletrônico à nossa frente.

A amabilidade é uma virtude extremamente social, ela se manifesta em nossa vida cotidiana, em nossos relacionamentos diários. Aparentemente pode parecer uma virtude “menos espiritual”, no entanto, ninguém que é guiado(a) pela carne é capaz de desenvolvê-la.

Somente um homem e uma mulher que amadureceu o amor de Jesus Cristo, a alegria de Deus, a paz do Espírito Santo e a paciência é capaz de manifestar um espírito amável e benevolente.

Não se trata de uma mera demonstração de gentileza, de uma personalidade agradável, mas é a manifestação da Pessoa de Cristo Jesus em nós, é o Seu amor e a Sua Paciência colocadas em ação pelo Espírito Santo.

Ore conosco:

Pai, ajuda-me a manifestar o fruto de Teu Santo Espírito em minhas ações e atitudes cotidianas, auxilia-me a negar minha própria vontade e, assim como Cristo, ser em tudo amável e gracioso(a) para que, desta forma, Teu Nome seja glorificado e Teu Reino seja manifesto ao mundo. Oro em Nome de Teu Santo Filho Jesus, amém.


Material de Apoio - Devocional #03

AGUARDE

Em breve liberaremos o material de apoio deste devocional.