Devocional #05 - O Fruto do Espírito: Paciência

"Mas o fruto do Espírito é [...] paciência..." – Gálatas 5:22

Ouvir Devocional no Spotify

Leia também:

Romanos 5.1-5; Efésios 4:2; 2 Timóteo 3:10-12; 1 Pedro 4:12-14, 16, 19


Medite:

A cada passo no progresso tecnológico a paciência parece se tornar uma virtude cada vez mais rara. Tudo está à distância de um toque, da comida às compras da semana.

Somos bombardeados, a todo momento, por cada vez mais e mais informação, tudo acontece numa velocidade absurda.

No entanto, a vida cristã não é uma via expressa de alta velocidade, talvez a figura que mais se aproxima da realidade da fé é a forja onde trabalha um hábil ferreiro ou cuteleiro, ele pega o aço informe, aquece cuidadosamente até o metal quente atingir a coloração correta e então, pacientemente, começa a martelar aquela peça. Assim é a vida cristã, não existem atalhos.

O Apóstolo reconhecia muito bem este cenário e não é de se estranhar que a quinta virtude do Fruto do Espírito seja a paciência. “O fruto leva tempo. O caráter leva tempo. Aliás, leva uma vida inteira” (WRIGHT, 2019).

É pelo auxílio do Espírito Santo que enfrentamos as adversidades da vida com confiança, que perseveramos nas tribulações e permanecemos firmes nas provações.

Não se trata, contudo, de uma virtude natural, de uma natureza ou personalidade mansa e tranquila, a paciência promovida pelo Espírito Santo avança na contramão do senso comum, ela nos capacita a sofrer o mal e não nos precipitar em vingança, ser afrontado, mas não se irar injustamente confiando que Deus, no tempo certo, agirá em justiça.

Ore Conosco:

Pai, me auxilie a desenvolver a paciência que olha para além das circunstâncias, que confia em Teu agir, não no meu, mas no Seu tempo. Ajuda-me, Senhor, a ser paciente com meus irmãos na fé, a manifestar a Tua graça ao mundo pela paciência e perseverança no amor pelos perdidos. Que em mim, Teu Nome seja glorificado, oro no nome de Teu Filho Jesus, amém.


Referências:

WRIGHT, Christopher. J. H. Aprendendo a viver como Jesus [recurso eletrônico]: um novo olhar sobre o fruto do Espírito. Tradução de Susana Klassen. 1ª. ed. São Paulo: Mundo Cristão, 2019. Disponível em: https://link.novasdecadamanha.com.br/o-fruto-do-espirito-wright

Deixe um comentário

Assine o Novas de Cada Manhã

Não perca nenhum conteúdo. Inscreva-se para ter acesso à biblioteca de conteúdos exclusivos para membros.
[email protected]
Inscreva-se