"Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos" – Gálatas 5:22-24 (NVI)


Leia também:

João 15:1-5


Medite:

Ao escrever às Igrejas da Galácia a fim de combater uma heresia que se infiltrava na comunidade de fé, o Apóstolo Paulo chama a atenção dos gálatas para duas realidades: 1) em Cristo as obras da Lei não possuem valor em termos de salvação, não são as obras que salvam, mas a fé em Cristo; e 2) ao contrário do que alguém poderia argumentar diante da primeira afirmação, a graça não desobriga a obediência, mas nos capacita a viver de forma santa e justa (Gálatas 5:13).

Diante disto, Paulo nos apresenta o fruto do Espírito. Uma lista de nove virtudes que contrapõem as obras da carne. Não são frutos separados, de forma que se possa desenvolver um e não outro, mas se trata apenas de um único fruto composto por nove virtudes, um único fruto com nove gomos.

O fruto do Espírito, no entanto, não é resultado do mérito humano. Ninguém por sua própria força é capaz de desenvolvê-lo ou ainda de mantê-lo vivo e saudável. O fruto é resultado da vida do próprio Deus derramada sobre a alma do cristão.

O Apóstolo Paulo escreve, “se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito” (Gálatas 5:25). As virtudes do fruto dependem da comunhão com Deus e do caminhar diário com Ele, é no andar “pelo Espírito” que o cultivamos, é estando na Videira Verdadeira, que o mantemos.

Não é pela força do braço, pela capacidade intelectual ou ainda pelo desejo de fazer o certo, mas pelo Espírito. As virtudes listadas pelo Apóstolo não provêm da natureza ou ainda da personalidade humana, mas da própria Pessoa de Cristo Jesus.

O fruto do Espírito não tem por objetivo glorificar ao homem, tornando-o relevante ou “superior” aos que não o possuem, pelo contrário, o propósito é torná-lo mais parecido(a) com Jesus.


Ore conosco:

Senhor, a Tua palavra me apresenta uma lista de virtudes que me auxiliarão a refletir a glória de Teu Filho Jesus. Ajude-me a desenvolver o fruto do Teu Espírito, ajude-me a glorificar Teu Nome e a viver uma vida que coloque alegria em Teu coração. Oro em Nome do Teu Filho Jesus. Amém.