Devocional #138 - Transborde de louvor meus lábios

"Que louvor transborde de meus lábios, pois tu me ensinas teus decretos. Que minha língua cante sobre tua palavra, pois todos os teus mandamentos são justos." – Salmos 119:171,172

"Que louvor transborde de meus lábios, pois tu me ensinas teus decretos. Que minha língua cante sobre tua palavra, pois todos os teus mandamentos são justos." – Salmos 119:171,172

Há pouco o salmista estava prostrado diante de Deus clamando: “dá-me entendimento, como prometeste. Ouve minha oração; livra-me, conforme tua palavra” (v. 169, 170), mas agora, diante da resposta do Senhor seu coração se enche de alegria.

O Senhor atendeu sua petição, ouviu o seu clamor e não apenas lhe concedeu o entendimento da Lei, mas mansamente ensinou ao coração do salmista Seus eternos decretos.

Somos tendenciados a acreditar que o conhecimento da Palavra, o entendimento teórico das Escrituras irá, de alguma forma, esfriar nossa devoção ao Senhor, ou ainda, que a doutrina que conhecemos intelectualmente está desconectada da nossa prática cristã.

No entanto, uma vez que “A doutrina que você abraça fundamenta a maneira que você vive” [1] devemos, assim como o salmista, buscar com zelo a verdade bíblica proveniente do próprio Deus e, com o entendimento permeado pela revelação, teremos condições de exteriorizar uma devoção centrada no Evangelho.

O salmista não clama por entendimento nos versos anteriores a fim de dominar as Escrituras, ter todas as respostas e argumentos para sempre vencer os debates e discussões, ou para estar sempre no controle da circunstância. “A última coisa que Deus quer é que você seja alguém que domina [a circunstância], porque Seu desejo é que você seja dominado por Ele”. O salmista deseja conhecer a verdade do texto sagrado para que, por meio dela, seu coração seja dominado pela Palavra, sua boca se encha do verdadeiro louvor e seu coração transborde em adoração a Deus.

Da mesma maneira eu e você somos chamados para conhecer e aprender do texto bíblico, não com o objetivo de somente adquirir conhecimento, mas com o propósito de glorificar a Deus através dele.

Que Deus lhe abençoe.


[1] BAZZO, Angelo. Doutrina e Devoção [recurso digital]. Monte Mor: Escola Convergência, 2020.

Deixe um comentário

Assine o Novas de Cada Manhã

Não perca nenhum conteúdo. Inscreva-se para ter acesso à biblioteca de conteúdos exclusivos para membros.
[email protected]
Inscreva-se