Devocional #10 - Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça

“Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos céus" — Mateus 5:10

Aparentemente Jesus encerra as bem-aventuranças com uma declaração um tanto estranha. Ele começa prometendo o Reino de Deus, mas termina declarando que Seus discípulos seriam perseguidos, insultados e que receberiam toda forma de maldade.

Por que o mundo odiaria alguém que é pobre de espírito, humilde, zeloso pela justiça e cujo coração chora profundamente pelo pecado?

A resposta está no compromisso assumido pelo discípulo com a justiça eterna. A integridade e a retidão do discípulo, conforme escreve Ferguson, “desperta[m] a consciência dormente e apática deste mundo”. O mundo acredita estar de braços para a fé cristã até se deparar com ela.

A integridade esperada por Jesus de seus discípulos é uma afronta ao mundo corrompido pelo pecado, a justiça e retidão são um ataque ao coração caído. Trabalhe honestamente, honre seus compromissos e demonstre profundo comprometimento com a honestidade e verá como o mundo reagirá.

Quem nunca ouviu a clássica justificativa “todo mundo faz” ou a terrível normalização da corrupção sob a roupagem do “jeitinho brasileiro”?

Para o discípulo não há alternativa, ou ele escolhe seguir a justiça do Reino de Deus, ou ele não é digno de seguir ao Mestre. Não há meio termo, ou ele caminha nas pisaduras do Cristo que foi crucificado, seguindo-o com a sua própria cruz nas costas, ou ele faz como Demas, deixa tudo por amor ao presente século.

A perseguição será inevitável, entretanto, o Mestre a antecipa ensinando Seus discípulos a olharem para ela não sob a ótica do reino deste mundo, mas na ótica do Reino eterno.

A lógica do Reino é inversa e oposta ao senso comum, a aprovação do discípulo não é concedida quando este é aplaudido, mas quando permanece fiel mesmo na provação.

Se estão sendo perseguidos por causa da justiça e do Nome de Jesus são bem-aventurados, se sofrem retaliações por causa do compromisso com a verdade não precisam se entristecer, afinal estão apenas seguindo pelo mesmo caminho que os profetas e grandes homens e mulheres de Deus já passaram.

Que Deus lhe abençoe.


Bibliografia citada:

FERGUSON, S. O Sermão do Monte. Tradução de E Pires. São Paulo: Editora Trinitas, 2019. Disponível em: https://link.novasdecadamanha.com.br/ferguson-o-sermao-do-monte


Material de Apoio:

Faça download deste devocional em PDF e utilize-o em seu estudo bíblico, pequeno grupo ou Escola Bíblica.

Devocional em PDF

Crie ou acesse uma conta existente e faça dowload deste devocional em PDF


Deixe um comentário

Assine o Novas de Cada Manhã

Não perca nenhum conteúdo. Inscreva-se para ter acesso à biblioteca de conteúdos exclusivos para membros.
[email protected]
Inscreva-se