Devocional #13 - Enquanto existirem céus e terra

“Digo-lhes a verdade: Enquanto existirem céus e terra, de forma alguma desaparecerá da Lei a menor letra ou o menor traço, até que tudo se cumpra” — Mateus 5:18

Jesus se antecipa a qualquer objeção dos fariseus e deixa claro que Seu ministério não tinha por objetivo abolir a Lei, mas sendo ela a expressão de um Deus que não muda, Seu propósito era cumpri-la e capacitar outros para fazer o mesmo.

Cristo não suspendeu a Lei, não a revogou, mas a cumpriu plena e totalmente.

Há elementos cerimoniais da Lei que para nós hoje não são válidos, pois se cumpriram em Cristo. Podemos citar como exemplo as determinações de Deus acerca de quais eram os alimentos puros e impuros, a Igreja Primitiva, aos poucos percebeu, por revelação divina, que não era mais necessário observar estas restrições alimentares.

Entretanto, não podemos cair no erro de crer que a graça é sinônimo de suspenção completa da Lei de Deus, uma espécie de regime de exceção no qual o Senhor coloca de lado Suas próprias exigências e determinações em prol da vontade pecaminosa humana.

O princípio moral e espiritual da Lei do Senhor permanece e, por meio da obra de Cristo Jesus, temos condições de obedecer aos preceitos de Deus.

Não estou declarando, no entanto, que a Lei tem condições de salvar o homem, pelo contrário, sem o poder do Espírito Santo ela excita a pecaminosidade do coração. O Apóstolo Paulo, em Romanos 7, nos escreve afirmando que a Lei em si mesma é boa, mas o coração caído é incapaz de obedecê-la.

Por isso necessitamos de Cristo, é Ele que nos imputa Sua justiça e nos concede a força necessária para viver em conformidade com a vontade de Deus. Não é a obediência dos mandamentos que nos salvará, mas se não os obedecemos revelamos que há algo de muito errado em nosso relacionamento com Deus.

Ferguson (2019) nos escreve: “A lei de Deus não é mais uma regra externa que consideramos pesada. Queremos obedecer a Deus, porque Ele nos deu um novo coração comprometido com Ele e com Seus caminhos [...] Antes ele lutava contra a Lei de Deus, mas agora descobre que tem um coração para a obedecer”.

Deus lhe abençoe.


Bibliografia citada:

FERGUSON, S. O Sermão do Monte. Tradução de E Pires. São Paulo: Editora Trinitas, 2019. Disponível em: https://link.novasdecadamanha.com.br/ferguson-o-sermao-do-monte


Material de Apoio:

Faça download deste devocional em PDF e utilize-o em seu estudo bíblico, pequeno grupo ou Escola Bíblica.

Devocional em PDF

Crie ou acesse uma conta existente e faça dowload deste devocional em PDF


Deixe um comentário

Assine o Novas de Cada Manhã

Não perca nenhum conteúdo. Inscreva-se para ter acesso à biblioteca de conteúdos exclusivos para membros.
[email protected]
Inscreva-se