Devocional #28 - Quando orarem, não fiquem repetindo a mesma coisa

“E quando orarem, não fiquem sempre repetindo a mesma coisa, como fazem os pagãos. Eles pensam que por muito falarem serão ouvidos. Não sejam iguais a eles, porque o seu Pai sabe do que vocês precisam, antes mesmo de o pedirem” — Mateus 6:7,8

A declaração do Mestre, por muitas vezes, é mal interpretada e tomada como um argumento contra qualquer tipo de devoção pautada em estruturas litúrgicas, como por exemplo livros de oração, devocionários etc.

Entretanto, o propósito de Jesus é abrir os olhos dos discípulos para a realidade da paternidade divina. Cristo censura os religiosos de sua época nos versos anteriores, eles iam às praças e esquinas a fim de que os outros vissem seus atos externos de devoção, suas orações se firmavam não na certeza de que Deus era um Pai amoroso que estava sempre pronto para ouvi-los, mas no entendimento de que por suas obras poderiam chamar a atenção dEle.

Jesus então declara que temos não apenas um Deus que nos ouve, mas um Pai que vê em secreto e que conhece todas as nossas necessidades, sendo assim, não há por que ficar fazendo rodeios em nossas orações, não há por que florear nossas palavras. Ele já nos conhece.

As vãs repetições dos religiosos não alcançavam os céus, não pela repetição em si, mas pela incompreensão de que Deus é Pai. Quando removemos essa verdade de nossa mente somos tentados a seguir não pelo caminho da graça, mas pela trilha do mérito.

Quando nos esquecemos que temos um Pai nos céus que conhece cada necessidade, passamos a guiar nossa oração não a partir do amor que Ele tem por nós, mas a partir de nossos próprios esforços intelectuais.

A oração se torna vã quando ela se apoia em qualquer outra coisa que não seja a paternidade divina. Não precisamos agir como os fariseus, não há necessidade de nos exibir diante de Deus, pois por causa de Seu amor revelado em Jesus Cristo no Calvário, somos aceitos diante dEle mesmo com limitações em nosso vocabulário, inquietações do coração ou dificuldades de concentração.

Ele sabe o que você e eu precisamos. Não torne sua oração um fardo de falsa religiosidade.

Que Deus lhe abençoe.


Material de Apoio:

Faça download deste devocional em PDF e utilize-o em seu estudo bíblico, pequeno grupo ou Escola Bíblica.

Devocional em PDF

Crie ou acesse uma conta existente e faça dowload deste devocional em PDF


Deixe um comentário

Assine o Novas de Cada Manhã

Não perca nenhum conteúdo. Inscreva-se para ter acesso à biblioteca de conteúdos exclusivos para membros.
[email protected]
Inscreva-se