Devocional #27 - Quando orarem, não sejam como os hipócritas

“Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto. Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará” — Mateus 6:6

Não apenas as obras em favor dos necessitados devem estar envoltas pela renúncia pessoal por fama ou reconhecimento, como o Mestre declara versos atrás, mas também toda a vida do discípulo deve ser marcada pela abstenção de seus próprios interesses e direitos.

O discípulo não vive mais sua própria vida, agora tudo o que faz não é para sua própria glória ou fama, mas para a glória e fama de Cristo.

O Mestre aprofunda as dimensões do secreto, as obras exteriores de caridade agora são substituídas pelos pensamentos ocultos do coração. Podemos até identificar se alguém auxilia o próximo a fim de alimentar seu próprio ego, no entanto, muitas vezes não somos capazes de distinguir entre uma oração genuína e uma oração hipócrita, pois a verdadeira intenção e motivação está oculta no coração.

Cristo conhecia o coração dos fariseus e mestres da lei, da mesma forma que conhece o meu e o seu coração. Ele sabe exatamente quando fechamos os nossos olhos para Sua glória e quando o fazemos para a nossa própria fama.

O coração humano sempre será tentado pela autopromoção, sempre desejará alimentar o ego caído, por isso Jesus orienta seu discípulo, “quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto”. Não há necessidade de o discípulo exibir aos homens sua espiritualidade e de anunciar nas praças e esquinas sua intimidade com Deus.

Não oramos com o propósito de sermos vistos por outros, não entramos na presença de Deus para sermos louvados pelos homens. Quem o faz ergue um bezerro de ouro e se curva em adoração a um falso deus, ao próprio ego caído.

Quem negocia a recompensa eterna e a troca por reconhecimento humano não é apto para o discipulado, pois demonstra que não está disposto a deixar tudo por amor ao Mestre.

Deus lhe abençoe.


Material de Apoio:

Faça download deste devocional em PDF e utilize-o em seu estudo bíblico, pequeno grupo ou Escola Bíblica.

Devocional em PDF

Crie ou acesse uma conta existente e faça dowload deste devocional em PDF


Deixe um comentário

Assine o Novas de Cada Manhã

Não perca nenhum conteúdo. Inscreva-se para ter acesso à biblioteca de conteúdos exclusivos para membros.
[email protected]
Inscreva-se