Devocional #11 - Sal da terra e luz do mundo

“Vocês são o sal da terra [...] Vocês são a luz do mundo" — Mateus 5:13,14

O Mestre, logo após introduzir o sermão do monte com as bem-aventuranças traçando o perfil de súdito esperado em Seu Reino, apresenta a missão e responsabilidade que está colocada sobre os ombros de Seus discípulos.

Eles são o sal da terra e a luz do mundo, tal descrição nos apresenta a realidade caída na qual os discípulos se encontram e a urgente necessidade de manifestar o Reino de Deus.

Jesus não apresenta duas vias ao discípulo, não lhe convida, mas o convoca para carregar o estandarte do Reino. Não há utilidade para o sal que perde seu sabor da mesma maneira que não há serventia para a lamparina acessa que foi escondida debaixo de uma vasilha.

O discípulo que não manifesta as características do Reino em sua vida para nada serve, “exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens”. Há uma severidade, talvez não compreendida, no ensino de Jesus.

Questiona-se se é possível, realmente, que o sal perca seu sabor, Homer Kant em seu comentário do Evangelho de Mateus registra que segundo alguns estudiosos “o sal impuro da Palestina pode[ria] tornar-se insípido”.

Se isto for verdade então há um peso ainda maior no ensino de Cristo. O Mestre exige que o coração do discípulo esteja devotado somente à uma causa, caso contrário, tal como o sal cheio de impurezas, ele se tornará irrelevante para o Reino.

Espera-se do discípulo que ele manifeste as bem-aventuranças em sua vida, que transborde da graça e amor de Deus que recebeu por intermédio de Cristo com o propósito de glorificar o Nome do Senhor em meio às trevas deste mundo.

Podemos afirmar, com convicção, que nossas obras estão glorificando a Deus, podemos dizer que o mundo é capaz de ver não a mim, mas a Cristo? Ou será que, assim como o sal estragado e a luz escondida, estamos apenas ofuscando a glória de Deus com nossas obras de impiedade?

Deus lhe abençoe.


Bibliografia citada:

KANT, Homer. A. Comentário de Mateus. In: HARRISON, E. F. Comentário Bíblico Moody. São Paulo: Batista Regular do Brasil, 2017. Disponível em: https://link.novasdecadamanha.com.br/comentario-moody


Material de Apoio:

Faça download deste devocional em PDF e utilize-o em seu estudo bíblico, pequeno grupo ou Escola Bíblica.

Devocional em PDF

Crie ou acesse uma conta existente e faça dowload deste devocional em PDF


Deixe um comentário

Assine o Novas de Cada Manhã

Não perca nenhum conteúdo. Inscreva-se para ter acesso à biblioteca de conteúdos exclusivos para membros.
[email protected]
Inscreva-se