Devocional #25 - Sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial

“Se vocês amarem aqueles que os amam, que recompensa receberão? Até os publicanos fazem isso! E se vocês saudarem apenas os seus irmãos, o que estarão fazendo de mais? Até os pagãos fazem isso! Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês" — Mateus 5:46-48

Cristo chama seus seguidores para refletirem o caráter perfeito de Deus em suas vidas, “sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês". Oferecer a outra face, se abster de direitos pessoais e amar o inimigo ao ponto de se colocar oração por ele reflete, de maneira incontestável, a filiação divina do discípulo.

“Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem, para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus” (Mateus 5:44,45)

Da mesma maneira que Deus derrama chuva sobre bons e maus, sem distinção, assim o discípulo deve manifestar a graça e o amor que recebeu do Pai a todos. Amar apenas aqueles que nos ama não nos diferencia dos ímpios, ajudar quem nos ajuda não reflete o caráter misericordioso do Pai e fazer o bem somente aos que podem nos retribuir em nada manifesta a graça que recebemos imerecidamente de Deus.

Tal perfeição, no entanto, não tem por objetivo a glória do discípulo, não é ele quem deve estar em evidência, pois não é dele que provém a motivação para agir em amor, mas do Pai a quem imita.

Aqui está a grande diferença entre o discípulo e o ímpio, enquanto o discípulo reconhece que não há nada do que se gloriar, o ímpio ao agir em benevolência acredita ser merecedor de algo e, ao orbitar seu próprio orgulho, ergue um ídolo diante de si.

Jesus nos chama para fixarmos nossos olhos em Deus, Ele é nosso parâmetro, nosso alvo e quem é digno de todos os méritos de nossas obras. “Sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês” para que pela perfeição de uma vida santa e justa o Nome do Senhor seja glorificado.

Deus lhe abençoe.


Material de Apoio:

Faça download deste devocional em PDF e utilize-o em seu estudo bíblico, pequeno grupo ou Escola Bíblica.

Devocional em PDF

Crie ou acesse uma conta existente e faça dowload deste devocional em PDF


Deixe um comentário

Assine o Novas de Cada Manhã

Não perca nenhum conteúdo. Inscreva-se para ter acesso à biblioteca de conteúdos exclusivos para membros.
[email protected]
Inscreva-se