Devocional #14 - Todo aquele que desobedecer

“Todo aquele que desobedecer a um desses mandamentos, ainda que dos menores, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será chamado menor no Reino dos céus; mas todo aquele que praticar e ensinar estes mandamentos será chamado grande no Reino dos céus” — Mateus 5:19

O compromisso exigido do discípulo para com os mandamentos do Senhor não se limita apenas à sua obediência pessoal e cotidiana, ao seu particular com Deus. Para Cristo é esperado que seus discípulos sejam influenciadores no mundo, que vivam tendo por objetivo central a proclamação do Evangelho do Reino, eles são sal da terra e luz do mundo.

Não há genuíno envolvimento com o Reino sem a manifestação pública de compromisso para com o Evangelho e a disposição de alcançar outras almas.

Entretanto, Cristo alerta seus discípulos que “aquele que desobedecer a um desses mandamentos, ainda que dos menores, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será chamado menor no Reino dos céus”.

O discípulo não deve se comprometer com qualquer outra causa a não ser com a causa de Cristo. A tendência do coração humano sempre será seguir seus próprios caminhos e se ele não estiver completamente submisso ao Cordeiro de Deus inevitavelmente transgredirá algum mandamento.

O alerta de Jesus não é direcionado para os apóstatas, para os hereges ou para os céticos da fé, mas para aqueles a quem o Reino foi prometido. Cristo olha para “aqueles que não se opõem em princípio às leis de Deus mas [que] fogem às suas exigências menos importantes” estes, escreve (KANT, 2017) “não serão lançados fora do Reino mas terão uma recompensa menor no reino”.

A desobediência pessoal da Palavra, inevitavelmente, refletirá na missão do discípulo. Um coração que não é constantemente aparado pelo Espírito Santo e diariamente escrutinado pela Palavra se torna um poço de desobediência que transborda sobre outras vidas.

Da mesma maneira que o sal impuro pode perder seu sabor se tornando inútil para seu propósito, o crente que não está verdadeiramente comprometido com a Lei do Senhor, pode não apenas tropeçar no caminho, mas induzir outros ao erro.

Cristo não delega, aos seus discípulos, a autoridade para modificar ou adaptar os mandamentos conforme desejam, por menores que sejam, não está sob sua jurisdição a decisão de aplicá-los ou não. Pois ao fazê-lo a tendência sempre será levar outros ao mesmo caminho.

O compromisso com o ensino genuíno da Lei do Senhor envolve não apenas o conhecimento dela, mas principalmente a renúncia de objetivos, interesses e objeções pessoais. O caminho não é fácil, mas para aqueles que se comprometem a segui-lo Cristo promete que “será chamado grande no Reino dos céus”.

Que Deus lhe abençoe.


Bibliografia citada:

KANT, H. A. Comentário de Mateus. In: HARRISON, E. F. Comentário Bíblico Moody. São Paulo: Batista Regular do Brasil, 2017. Disponível em: https://link.novasdecadamanha.com.br/comentario-moody


Material de Apoio:

Faça download deste devocional em PDF e utilize-o em seu estudo bíblico, pequeno grupo ou Escola Bíblica.

Devocional em PDF

Crie ou acesse uma conta existente e faça dowload deste devocional em PDF


Deixe um comentário

Assine o Novas de Cada Manhã

Não perca nenhum conteúdo. Inscreva-se para ter acesso à biblioteca de conteúdos exclusivos para membros.
[email protected]
Inscreva-se