Devocional #11 - Assim cremos

“Quanto a você, porém, permaneça nas coisas que aprendeu e das quais tem convicção, pois você sabe de quem o aprendeu. Porque desde criança você conhece as Sagradas Letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus” — 2 Timóteo 3:14,15

“Quanto a você, porém, permaneça nas coisas que aprendeu e das quais tem convicção, pois você sabe de quem o aprendeu. Porque desde criança você conhece as Sagradas Letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus” — 2 Timóteo 3:14,15

Encerrando sua última carta escrita ao jovem pastor Timóteo, o Apóstolo Paulo relembra seu discípulo que ele havia sido ensinado desde a tenra idade acerca das verdades espirituais. Sabendo que aquela seria suas últimas palavras antes de sua morte, o Apóstolo busca reforçar a fé do jovem pastor.

Ele havia sido instruído e agora que estaria sozinho no ministério deveria solidificar ainda mais sua fé, deveria enraizar com convicção seu credo e permanecer firme mesmo diante dos ventos de falsas doutrinas que se levantariam contra a Igreja de Cristo.

Tal como os onze apóstolos após a ascensão de Jesus aos céus, Timóteo não desfrutaria mais da presença física de seu mestre, não caminharia ao seu lado sendo instruído e corrigido pelo conhecimento e sabedoria do apóstolo mais experiente.

Sua segurança espiritual dependeria, de agora em diante, de sua perseverança em permanecer firme às bases de fé, em se manter firme sobre as doutrinas basilares do cristianismo.

Para o Apóstolo a perseverança na Palavra e a fidelidade ao ensino recebido seriam a segurança de Timóteo e a garantia de sua salvação mesmo diante dos ventos tempestuosos de falsas doutrinas.

O Credo Apostólico ou Credo dos Apóstolos, é um conjunto de doze artigos que definem os princípios elementares da fé cristã, conta-se que cada um dos doze apóstolos teria ditado os artigos após a descida do Espírito Santo no Pentecostes. Desde muito cedo ele foi adotado pela Igreja como uma resposta às heresias que surgiram nas comunidades de fé. Embora não abranja questões mais específicas da fé cristã, como a dupla natureza de Cristo, ainda assim é um estandarte que guia, orienta e define os limites da fé.

Em uma geração envolta por doutrinas antibíblicas e por ensinos heréticos, o chamado de Paulo é mais do que urgente, é a diferença entre a vida e a morte eterna e, para tanto, nos próximos doze devocionais iremos nos aprofundar em cada um dos artigos deste belo e magnífico credo cristão.

Que Deus lhe abençoe.

Devocional para WhatsApp

Cadastre-se, gratuitamente, receba nossos devocionais diários em seu WhatsApp e edifique sua fé.

Deixe um comentário

Assine o Novas de Cada Manhã

Não perca nenhum conteúdo. Inscreva-se para ter acesso à biblioteca de conteúdos exclusivos para membros.
[email protected]
Inscreva-se