Devocional #03 - Bem-aventurado

"Bem-aventurados serão vocês quando, por minha causa os insultarem, perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês. Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a recompensa de vocês nos céus, pois da mesma forma perseguiram os profetas que viveram antes de vocês" — Mateus 5:11-12

"Bem-aventurados serão vocês quando, por minha causa os insultarem, perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês. Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a recompensa de vocês nos céus, pois da mesma forma perseguiram os profetas que viveram antes de vocês" — Mateus 5:11-12
Ouvir Devocional no Spotify

Para o homem não chamado por Cristo a ofensa não respondida é sinal de desonra, de humilhação e de fraqueza. Seu ego está em xeque e sua honra deve ser defendida. Não há alegria, bem-aventurança, pois não há um Messias que abraça as ofensas e as atrai para si.

O discípulo, no entanto, é bem-aventurado quando insultado, caluniado e perseguido, pois não é sua honra que está em jogo, ele já perdeu tudo no chamado, já crucificou sua reputação no Gólgota e, ressurreto em Cristo, não possuí nada de valor a não ser Aquele que o chamou.

O fundamento da alegria plena mesmo na perseguição reside no fato de que agora quer viva, quer morra, Cristo é tudo o que realmente importa.

Uma vez que não possuí mais nada não é seu próprio nome que está em jogo, não é sua própria reputação que corre o risco de ser manchada e não é a sua própria vida que é odiada, não há nada no discípulo que o torne mais desprezível aos olhos do mundo, o alvo de todo rancor, de toda ira e de toda zombaria é o próprio Cristo, justo e santo, refletido no coração daquele que foi regenerado pelo Santo Espírito.

Somente um homem que não vive pela eternidade é perturbado pela angústia de se defender diante da afronta, somente alguém que não foi preenchido pela alegria da vida eterna se desespera em defender sua honra a todo custo.

Por outro lado, uma vez que o discípulo de Cristo vive pelo que ainda virá sua alma reconhece que toda dor, toda perseguição, toda aflição e toda desonra são circunstâncias passageiras, tudo se dissipará quando a eternidade chegar e, ao cumprir da promessa, toda honra será restaurada pelo Rei do Universo.

Que Deus lhe abençoe.

Devocional para WhatsApp

Cadastre-se, gratuitamente, receba nossos devocionais diários em seu WhatsApp e edifique sua fé.

Deixe um comentário

Assine o Novas de Cada Manhã

Não perca nenhum conteúdo. Inscreva-se para ter acesso à biblioteca de conteúdos exclusivos para membros.
[email protected]
Inscreva-se