Devocional #19 - Cremos no Espírito Santo

“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre” — João 14:16

A ênfase do Credo Apostólico, após apresentar agir do Deus Pai e o ministério do Filho, é voltada agora para o Espírito Santo. Embora questões mais profundas e sistematizações da doutrina do Espírito Santo não tenham sido elaboradas e apresentadas no Credo, ainda assim ele nos fornece um balizador que orienta a correta compreensão da Terceira Pessoa da Trindade.

“Creio no Espírito Santo”. Não é sem intensão que o Credo, ao declarar a fé no Espírito Santo, utilize novamente a expressão “Creio no...” tal como o faz com Deus Pai. Ao contrário do que já ventilava nos primeiros anos da igreja, e permanece ainda hoje, o Espírito Santo não é uma força ativa, um poder impessoal que emana de Deus, mas que não possuí vontade própria.

Tal como Deus Pai e Deus Filho, o Espírito Santo é um ser pessoal, consciente e Todo-Poderoso. Em Atos 5 lemos o registro da morte de Ananias e Safira que, mentindo ao Espírito Santo, entregaram aos apóstolos uma parte do valor proveniente da venda de sua propriedade insinuando que estavam consagrando tudo a Deus. Tal ato, como declara o Apóstolo Pedro, não procurava enganar outro a não ser o próprio Espírito de Deus.

Em outro texto bíblico, o Apóstolo Paulo exorta a Igreja de Éfeso para que não entristecessem ao Espírito Santo. Uma força impessoal não pode agir em juízo contra o pecador e muito menos ser entristecida.

Ao reconhecer a pessoalidade do Espírito Santo o Credo então atribui a Ele o status de Pessoa divina, que esteve presente na concepção de Jesus Cristo gerando-o com Seu poder, em Sua ressurreição dos mortos e, agora, pelo poder de Deus chama um povo para Si, regenera o coração humano tornando-o capaz de ouvir a voz do Pai e crer em Sua Santa Palavra e, ao caminhar com Seu povo diariamente, o prepara para a vinda do Filho de Deus.

Que Deus lhe abençoe.

Devocional para WhatsApp

Cadastre-se, gratuitamente, receba nossos devocionais diários em seu WhatsApp e edifique sua fé.

Deixe um comentário

Assine o Novas de Cada Manhã

Não perca nenhum conteúdo. Inscreva-se para ter acesso à biblioteca de conteúdos exclusivos para membros.
[email protected]
Inscreva-se