Devocional #41 - Do Senhor vem a resposta

“Ao homem pertencem os planos do coração, mas do Senhor vem a resposta da língua” – Provérbios 16.1

Creio que não seja necessário perguntar se você tem planos e projetos, afinal planejar os investimentos, os sonhos e os rumos que desejamos que nossa vida tome faz parte de nossa existência.

No entanto, sabemos que nem sempre nossos planos são bem-sucedidos. Deste lado da eternidade, vivemos uma vida de incertezas e instabilidade. Por mais que planejemos nunca seremos capazes de ter o controle de todas as coisas, jamais nos tornaremos senhores absolutos de nossa vida.

Compreender que a resposta final não depende de mim ou de você, mas do Senhor, nos auxilia a descansar mesmo diante das incertezas desta vida. Quando nos esquecemos que é Deus quem dá a última palavra colocamos sobre nosso coração um fardo impossível de suportar.

Isso não significa, entretanto, que não devemos ser responsáveis ou que podemos assumir um entendimento que se é de Deus a resposta final então não devemos tomar a iniciativa em nossos projetos, pelo contrário, Salomão no verso três nos declara: “Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos”.

Ao invés de nos abster da responsabilidade, Deus nos chama para assumi-la da maneira correta.

O segredo está em confiar plenamente no Senhor e consagrar a Ele cada mínimo detalhe de nossa vida, confiando que tudo aquilo que não está de acordo com a Sua vontade Ele mesmo retirará de nosso coração.

A consagração de nossa vida e projetos não se trata simplesmente de apresentá-los a Deus esperando apenas sua aprovação, mas sim de se comparecer diante dEle antes mesmo de traçar qualquer objetivo. É se entregar completamente ao Senhor reconhecendo que nem tudo o que desejamos realmente é importante ou necessário e que, por isso, dependemos de Deus para planejar e definir metas sempre tendo em vista o que é eternamente útil.

Que Deus lhe abençoe.

Deixe um comentário

Assine o Novas de Cada Manhã

Não perca nenhum conteúdo. Inscreva-se para ter acesso à biblioteca de conteúdos exclusivos para membros.
[email protected]
Inscreva-se