Devocional #32 - Espere no Senhor

“Não diga: ‘Eu o farei pagar pelo mal que me fez!’ Espere pelo Senhor, e ele dará a vitória a você” – Provérbios 20.22

“Não diga: ‘Eu o farei pagar pelo mal que me fez!’ Espere pelo Senhor, e ele dará a vitória a você” – Provérbios 20.22

Quem nunca foi injustiçado, provocado ou ainda ferido por alguém? Enquanto caminhamos neste mundo rumo à nossa Pátria celestial inevitavelmente seremos atacados.

Diante do mal sofrido nossa inclinação natural é responder com a mesma moeda, é atacar aquele que nos atacou, ferir quem nos feriu, no entanto, ao discípulo de Jesus o direito de vingança não lhe é concedido.

Se precipitar em vingar o mal sofrido sempre será a pior decisão, agir quando a mente está ofuscada e envenenada pelo ódio sempre provocará mais ferimentos e destruição. O ciclo vicioso da vingança nunca desembocará na justiça do oprimido, ao contrário, o que antes fora oprimido agora passará a oprimir e a provocar o mal.

Nossa reação sempre será desproporcional, sempre desejaremos provocar uma dor maior do que aquela que sofremos e é exatamente por este motivo que Deus não nos concede o direito da vingança. Não somos juízes imparciais, não respondemos de forma equilibrada, mas sempre nos entregaremos à parcialidade e à maldade.

O melhor a se fazer é deixar que Deus resolva a situação, é se esconder na sombra do Altíssimo e aguardar o seu agir. Este é o caminho de todo homem e mulher sábio, que busca viver uma vida mais elevada e agradável ao Senhor.

Reconhecemos que Deus tem uma visão mais ampla e mais justa e, por isso, a Ele cabe o direito de vingar ou não. Ele sabe o que é melhor para mim e você. Os olhos do Senhor não são embaçados pela raiva, seu coração não é envenenado pelo ódio, mas sendo perfeito e justo, julga com justiça e imparcialidade.

Portanto, “Não diga: ‘Eu o farei pagar pelo mal que me fez!’ Espere pelo Senhor” na certeza de que “Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito” (Romanos 8:28)

Que Deus lhe abençoe.

Deixe um comentário

Assine o Novas de Cada Manhã

Não perca nenhum conteúdo. Inscreva-se para ter acesso à biblioteca de conteúdos exclusivos para membros.
[email protected]
Inscreva-se