Devocional #36 - Feliz é aquele que teme ao Senhor

“Como é feliz o homem constante no temor do Senhor! Mas quem endurece o coração cairá na desgraça” – Provérbios 28.14

“O temor ao Senhor é o princípio da sabedoria”, nos ensina Salomão. O homem e a mulher temente a Deus possuem em suas mãos um tesouro inigualável, uma fonte inesgotável de conhecimento e sabedoria, seu coração permanece firme e resoluto, pois reconhece a soberania divina sobre todas as coisas.

Aquele que teme ao Senhor é extremamente feliz, não simplesmente no sentido de estar alegre diante das circunstâncias, de nunca se abalar ou entristecer, o que o proverbista nos ensina não é uma espécie de comportamento positivo, de estar sempre com “bom astral”, mas sim o fato de que em Deus somos bem-aventurados, pois nEle está o verdadeiro tesouro.

Ele é a nossa herança, é o nosso galardão, nEle encontramos a paz que excede todo o entendimento e no temor somos guiados a trilhar uma vida santa e justa. Aqui está a felicidade vislumbrada por Salomão, a plena e perfeita alegria que não pode ser roubada do coração, pois não depende de nada a não ser do próprio Deus.

Em contrapartida, o homem que se endurece ao Senhor e que rejeita Sua doce voz para caminhar conforme seu entendimento se expõe à desgraça, ou como em algumas versões declaram, ao mal, à calamidade.

É importante observar, no entanto, que Salomão não está simplesmente olhando para o justo e o ímpio numa ótica apenas terrena, pois em muitas circunstâncias pode parecer que o ímpio é plenamente feliz, enquanto o justo permanece imerso em calamidade.

A realidade é outra, o proverbista olha para onde poucos estão dispostos, ele olha para além das aparências externas, para a alma. Mesmo que o justo sofra neste mundo, sua alma está guardada em Deus e é dEle que provém a verdadeira felicidade, mas o ímpio que se endurece contra o Senhor por mais que seja feliz neste mundo está simplesmente construindo um castelo de areia à beira do mar, quando o dia chegar e a maré do juízo se levantar, nada será capaz de consolá-lo.

Por isso seja constante, perseverante, pois aquele que é constante no temor ao Senhor é bem-aventurado nEle.

Que Deus lhe abençoe.

Deixe um comentário

Assine o Novas de Cada Manhã

Não perca nenhum conteúdo. Inscreva-se para ter acesso à biblioteca de conteúdos exclusivos para membros.
[email protected]
Inscreva-se