Devocional #06 - Não andeis ansiosos

"Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal" — Mateus 6:34

"Portanto eu lhes digo: não se preocupem com suas próprias vidas, quanto ao que comer ou beber; nem com seus próprios corpos, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante do que a comida, e o corpo mais importante do que a roupa? [...] Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas. Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal" — Mateus 6:25, 32-34
Ouvir Devocional no Spotify

A compreensão de que, em Cristo, o discípulo não mais vive para si e não divide seu coração entre dois senhores irá, inevitavelmente, interferir na maneira como ele responde às preocupações e aflições da vida.

Longe de ser uma orientação clichê, tal como as que nos deparamos constantemente, o chamado de Jesus para uma vida livre da ansiedade não está fundamentado no que o discípulo é ou não é capaz de realizar com suas próprias forças.

O segredo não está na mera mudança de mentalidade, em desenvolver um novo “mindset” ou adquirir novos hábitos, a motivação não é terrena, mas celestial. O discípulo pode se despreocupar com o amanhã, pois ele tem um Pai que conhece cada necessidade presente e futura.

São os pagãos, afirma Jesus, que se corroem pela ansiedade de ter, são eles que valorizam mais a comida do que a vida, mais a roupa do que o corpo. São guiados por mamom e, nessa busca desenfreada por ajuntar cada vez mais tesouros nesta terra, se atormentam com todo tipo de ansiedade e desespero.

Por outro lado, o discípulo de Cristo ao renunciar tudo, encontra em Deus o refrigério de sua alma e a segurança de saber que há um Pai celestial no controle de tudo, não há nada a perder, pois tudo está nas mãos de Deus, já não precisa temer o amanhã, pois o Senhor já está lá.

E, ao contrário do que parece, Jesus não está nos chamando para uma vida descompromissada com a realidade ou alienada às responsabilidades seculares. Não, antes Ele nos chama para viver uma vida a partir dos princípios do Reino, uma vida que se sacrifica pelo que é eterno, pois somente assim somos capazes de viver sem afligir nosso coração com as incertezas de nossa existência.

Que Deus lhe abençoe.

Devocional para WhatsApp

Cadastre-se, gratuitamente, receba nossos devocionais diários em seu WhatsApp e edifique sua fé.

Deixe um comentário

Assine o Novas de Cada Manhã

Não perca nenhum conteúdo. Inscreva-se para ter acesso à biblioteca de conteúdos exclusivos para membros.
[email protected]
Inscreva-se