Devocional #33 - Não inveje os pecadores

“Não inveje os pecadores em seu coração; melhor será que tema sempre ao Senhor” – Provérbios 23.17

“Não inveje os pecadores em seu coração; melhor será que tema sempre ao Senhor” – Provérbios 23.17

Diante do aparente bem-estar dos ímpios nesta vida podemos, assim como o salmista Asafe, alimentar em nossos corações um sentimento de inveja e ressentimento ao ponto de afirmar “foi-me inútil manter puro o coração e lavar as mãos na inocência” (Salmo 73.13).

Muitas vezes nos entregamos ao pragmatismo e deixamos que em nossa mente brote o pensamento pernicioso de que se servimos a Deus, obrigatoriamente, Ele deve nos abençoar materialmente, concedendo todos os desejos e caprichos de nosso coração.

No entanto, quando entramos diante da presença do Senhor e contemplamos o verdadeiro sentido e propósito da vida percebemos que, na realidade, não temos outro bem a não ser o próprio Deus (Salmo 73.25).

Os ímpios passarão, suas riquezas conquistadas em vida se dissolverão e serão desfrutadas por quem não as conquistou, no entanto, o homem e a mulher que teme ao Senhor nada perderá, pois mesmo na morte Ele continua sendo seu eterno tesouro.

No verso seguinte, o proverbista declara que para aqueles que se entregam ao Senhor e depositam nEle sua esperança e confiança, “certamente haverá bom futuro [...] e a sua esperança não falhará” (v. 18).

Não há esperança alguma para o justo que inveja o ímpio, que se amargura com as riquezas terrenas conquistadas pelo homem iníquo. Quem assim procede não apenas norteia sua vida a partir de um parâmetro terreno e passageiro, mas também impede que o ímpio alcance a graça de Deus, pois um coração cheio de ressentimento e inveja não é capaz de compartilhar a graça salvadora de Jesus Cristo.

Portanto, “não inveje os pecadores em seu coração”, mas “tema sempre ao Senhor”, pois somente assim iremos proclamar todos os seus feitos e a sua bondade para com os homens.

Que Deus lhe abençoe.

Deixe um comentário

Assine o Novas de Cada Manhã

Não perca nenhum conteúdo. Inscreva-se para ter acesso à biblioteca de conteúdos exclusivos para membros.
[email protected]
Inscreva-se