Devocional #34 - Não se gabe do amanhã

“Não se gabe do dia de amanhã, pois você não sabe o que este ou aquele dia poderá trazer” – Provérbios 27.1

“Não se gabe do dia de amanhã, pois você não sabe o que este ou aquele dia poderá trazer” – Provérbios 27.1

A vida moderna nos impôs desafios que nenhuma outra sociedade na história humana enfrentou, somos pressionados de todos os lados por preocupações e ansiedades de todas as formas, muitas vezes vivemos mais no amanhã do que no hoje e, nessa vida desesperada, passamos a olhar o futuro não a partir do prisma da soberania e providência divina, mas a partir da força de nossos próprios braços.

Ao remover Deus de sua vida o ser humano se coloca em um beco sem saída, seu coração deseja construir um amanhã melhor, mas ao fazê-lo sua alma é dilacerada pela angústia de viver sempre descolado da realidade.

Longe de Deus seu coração se torna suscetível ao orgulho em sua pior forma: não o orgulho do que se fez, mas a vanglória do que ainda irá fazer.

Ao escrever sobre a falibilidade dos planos humanos, Tiago nos exorta afirmando que a vanglória humana de acreditar ter o controle do amanhã provém não da parte de Deus, mas do maligno, pois a partir do momento em que passo a cultivar um sentimento de soberania e senhorio do meu futuro estou tomando o lugar que pertence somente ao Senhor.

Não tenho a condição de me gabar ou de me gloriar por aquilo que ainda não aconteceu e, na mesma medida, não devo ocupar minha mente com o desespero diante de um futuro que nem sei se existirá.

Perceba, no entanto, que ao contrário de defender a ausência de compromisso ou responsabilidade, o que as Escrituras nos ensinam é a disponibilidade, em Jesus Cristo, do conforto e paz presentes ao viver na dependência de Deus.

Tanto o homem que orgulha do que ainda sequer existe, quanto aquele que enche sua mente de ocupações prévias, perderam de vista a realidade da soberania divina, do cuidado paternal de Deus e de sua mão que sustenta todas as coisas.

É Ele quem está no controle, quem abre e fecha as portas e, portanto, quem merece toda honra e toda glória, somente Ele tem condições de carregar o fardo colocado em nossos ombros pela ansiedade e preocupação.

Não temos direito algum de nos vangloriar e estrutura alguma para nos atormentar com o que está fora de nosso alcance, com aquilo que está além do horizonte.

Se eu e você desejamos trilhar pelas veredas da sabedoria precisamos reconhecer que somente Deus tem o controle do tempo em suas mãos, somente Ele pode se gloriar com o futuro e somente Ele pode retirar o peso que o amanhã tenta colocar sobre nossos ombros.

Que Deus lhe abençoe.

Deixe um comentário

Assine o Novas de Cada Manhã

Não perca nenhum conteúdo. Inscreva-se para ter acesso à biblioteca de conteúdos exclusivos para membros.
[email protected]
Inscreva-se