Devocional #39 - Não seja insensato

“A insensatez é pura exibição, sedução e ignorância. Sentada à porta de sua casa, no ponto mais alto da cidade, clama aos que passam por ali seguindo o seu caminho: ‘Venham todos os inexperientes!” - Provérbios 9:13-16

O proverbista diversas vezes nos apresenta a superioridade da sabedoria e a paz e alegria presentes nos caminhos do homem que trilha por veredas justas. Cada princípio apresentado por Salomão é um bloco a ser colocado como fundamento de nossas vidas.

Entretanto, olhar para os provérbios somente na ótica material, desconsiderando a necessidade de confiarmos no Santo Espírito, pode nos conduzir ao caminho da insensatez.

Quem seria o homem insensato cujos pés são atraídos para as portas da morte e o coração seduzido pelas profundezas da sepultura?

Salomão nos apresenta um cenário interessante, sentada às portas da cidade está a insensatez que em alta voz chama os homens para desfrutarem do que não lhes pertence e tomarem escondido aquilo que não têm direito.

Por mais iníquo que o homem seja, ainda assim em seu coração há a convicção do que é certo e errado. Ele sabe que se apropriar do que não lhe pertence é errado, no entanto, ao fazê-lo seus pés se resvalam no caminho dos desajuizados.

O homem insensato é aquele que sabe o que é certo, sabe qual é o caminho a se seguir, mas se deixa enganar pela voz do erro, se entrega às águas roubadas e ao pão furtado acreditando que são mais agradáveis.

Temos à nossa disposição os preceitos do Senhor, toda a orientação necessária para vivermos de forma santa, justa e agradável a Ele. No entanto, o conhecimento do que é certo só se torna útil quando, humildemente, reconhecemos que necessitamos da sabedoria do Espírito Santo, quando nos abstemos de nossas próprias vontades e abraçamos a vontade divina.

O caminho da insensatez pode até parecer mais agradável, pois não exige o reconhecimento de nossa incapacidade, no entanto, seu fim é sombrio e tenebroso.

Que Deus lhe abençoe.

Deixe um comentário

Assine o Novas de Cada Manhã

Não perca nenhum conteúdo. Inscreva-se para ter acesso à biblioteca de conteúdos exclusivos para membros.
[email protected]
Inscreva-se