Devocional #35 - O coração reflete quem somos

“Assim como a água reflete o rosto, o coração reflete quem somos nós” – Provérbios 27.19

Vivemos na era da imagem, todas as formas de comunicação são excessivamente carregadas com elementos visuais, se por um lado isso facilita a comunicação, por outro, permite que mascaremos a realidade. E não me refiro à imagem apenas no sentido de fotografias, vídeos ou mídias similares, mas também à nossa própria imagem.

Temos à nossa disposição milhares de formas de mascaramento, aplicativos com infinitos filtros, roupas variadas, etiquetas sociais para cada ocasião, comportamentos, jargões, enfim, somos capazes de nos apropriar de qualquer coisa para construir uma imagem idealizada de quem gostaríamos que fôssemos ou de quem os outros gostariam que fôssemos.

Entretanto, isso não muda quem realmente somos, podemos até enfeitar o exterior, mas o interior ainda permanece inalterado e, ao contrário do que pretendemos, a cada encenação ele se curva sob o peso da mentira.

As duras e constantes repreensões de Jesus aos fariseus, um grupo religioso de sua época, procurava alertá-los neste sentido. Externamente eram homens zelosos e santos, mas seu coração estava longe de Deus.

Corremos o mesmo risco, somos tentados a seguir o caminho mais fácil, negar a realidade dos fatos e viver com camadas e mais camadas de filtros, ou podemos seguir na direção de Cristo, abrir totalmente nossa alma diante dEle e permitir que Seu Santo Espírito nos transforme de dentro para fora.

Talvez o exercício de olhar para dentro de nosso coração não seja o mais fácil e o mais agradável, pois não há filtro ou correções de imagem, apenas a dura realidade de quem realmente somos, no entanto, é um passo extremamente necessário para a transformação promovida por Cristo.

Toda tentativa humana de transformação é superficial, é externa, por mais que tentemos jamais seremos capazes de mudar quem somos com a força de nosso braço, somente Deus é capaz de transformar nosso ser, retirando o coração de pedra e colocando um de carne no lugar.

Se desejamos viver como homens e mulheres íntegros, verdadeiros na vida exterior e interior, que olha para o espelho e vê com clareza o próprio coração, precisamos reconhecer nossa dependência de Deus e a necessidade de caminhar ao seu lado.

Deus lhe abençoe.

Deixe um comentário

Assine o Novas de Cada Manhã

Não perca nenhum conteúdo. Inscreva-se para ter acesso à biblioteca de conteúdos exclusivos para membros.
[email protected]
Inscreva-se