Devocional #43 - O insensato se ira contra o Senhor

“É a insensatez do homem que arruína a sua vida, mas o seu coração se ira contra o Senhor” – Provérbios 19.3

Enquanto o homem sábio reconhece que suas falhas, más escolhas e desvios tomados durante a caminhada inevitavelmente vão interferir em sua vida hoje e amanhã, a tendência do homem insensato sempre será, diante dos frutos de seus erros, dar espaço para o ressentimento, raiva e vitimismo.

O proverbista Salomão diversas vezes nos exorta sobre o resultado de nossas escolhas. Embora a palavra final seja sempre de Deus, a responsabilidade de agir é minha e sua, Ele abre as portas, mas que deve atravessá-las somos nós.

Agir de modo diferente é trilhar pelo caminho da insensatez. Como já meditamos no devocional 39, o homem insensato é aquele que sabe o que deve ser feito, mas não o faz e, ao deixar de assumir a responsabilidade de suas escolhas, ele planta o que não gostaria de colher.

A ruína da vida é fruto da falta de aplicação da Palavra e do conhecimento adquirido e irar-se contra Deus pelos péssimos resultados demonstra a imaturidade do coração. O Comentário Bíblico Moody nos apresenta outra possibilidade de tradução para a palavra “ira”: “O verbo hebraico significa ficar zangado ou irritado”.

O caminho da sabedoria, no entanto, nos conduz em outra direção, nos leva às veredas da maturidade cristã.

A insensatez cega a vista, obscurece o coração e torna a alma amargurada. Por outro lado, a sabedoria nos aproxima da paz e alegria que há em Deus e nos leva a reconhecer que nem sempre nossos projetos darão certo, no entanto, ainda assim somos gratos ao Pai, podemos não ter tudo o que gostaríamos, mas nem por isso nos zangamos contra Deus.

Que Deus lhe abençoe.


HARRISON, Everet. Comentário bíblico Moody: volume 1. Organizado por Mark A. Swedberg. Tradução de Yolanda M. Krievin. 2 ed. São Paulo: Batista Regular do Brasil, 2017. Disponível em: https://link.novasdecadamanha.com.br/comentario-moody

Deixe um comentário

Assine o Novas de Cada Manhã

Não perca nenhum conteúdo. Inscreva-se para ter acesso à biblioteca de conteúdos exclusivos para membros.
[email protected]
Inscreva-se