Devocional #40 - O Senhor odeia lábios mentirosos

“O Senhor odeia os lábios mentirosos, mas se deleita com os que falam a verdade” – Provérbios 12.22

Falar a verdade, durante toda a história humana, tem sido um atributo louvado e valorizado e, em nosso tempo, se tornou uma virtude em extinção. Ao contrário do que alguns possam afirmar, no entanto, a verdade não se trata de uma simples construção social, não falamos a verdade porque ela contribui para o desenvolvimento humano e para a preservação da espécie, na realidade, em muitos casos ela sequer nos auxilia.

A questão não diz respeito aos benefícios que a verdade produz para nós, mas a quem honramos ao rejeitá-la ou aceitá-la. Tratar a mentira ou a verdade simplesmente numa ótica humana é ignorar a realidade espiritual.

Sabendo que Deus é a verdade e que nEle não há variação ou sombra alguma de engano, somos confrontados pelo Espírito Santo para viver uma vida íntegra, sincera e livre da mentira.

O proverbista não nos declara que Deus simplesmente rejeita a mentira, mas que a odeia, há um movimento ativo de repulsa e desprezo. Ao mentir não apenas torcemos a realidade a fim de atender nossos objetivos e ganâncias, mas também, e principalmente, deixamos bem claro que não desejamos moldar nossas palavras à vontade santa e perfeita do Senhor

Alguns séculos depois do proverbista, Jesus nos declara que os mentirosos são filhos não de Deus, mas do diabo que mente desde o princípio e ao seguir seus caminhos os homens satisfazem sua vontade maligna (João 8.44).

Tal afirmação nos coloca em alerta, nos estimula a refletir sobre a maneira como temos vivido. Para o mundo mentir é extremamente normal, às vezes, necessário. “Quem mal há?” podem perguntar.

Entretanto, se desejamos trilhar o caminho da sabedoria e firmar nossos pés nas veredas da santidade e justiça, devemos rejeitar toda e qualquer forma de engano.

Que Deus lhe abençoe.

Deixe um comentário

Assine o Novas de Cada Manhã

Não perca nenhum conteúdo. Inscreva-se para ter acesso à biblioteca de conteúdos exclusivos para membros.
[email protected]
Inscreva-se