Devocional #30 - O temor do Senhor é fonte de vida

“Há caminho que parece certo ao homem, mas no final conduz à morte [...] O temor do Senhor é fonte de vida, e afasta as armadilhas da morte” – Provérbios 14:12, 27

“Há caminho que parece certo ao homem, mas no final conduz à morte [...] O temor do Senhor é fonte de vida, e afasta as armadilhas da morte” – Provérbios 14:12, 27

Para o homem incauto e para aquele que não vive pelo que há de vir qualquer caminho serve. Quem vive somente para essa vida e aquele que rejeita o temor ao Senhor, por não deslumbrar a glória eterna e não tomar os princípios divinos como balizador de suas decisões, estará sempre sujeito ao engano, acredita estar seguindo na direção correta, mas está apenas caminhando rumo à morte.

Numa época em que tudo é aceito e permitido temos à nossa frente centenas, senão milhares, de caminhos aparentemente bons. Alguns deles bem pavimentados e fáceis de caminhar, outros ornamentados com todo tipo de prazeres e encantos. Neste cenário de infinitas possibilidades não é raro ouvir alguém dizer a célebre frase “siga o seu coração” ou ainda “faça aquilo que te deixa feliz”.

Entretanto, quando caminhamos guiados pela nossa percepção humana incorremos no erro de escolher caminhos contrários a Palavra de Deus, isso porque a inclinação de nossa carne sempre nos levará a seguir na direção de nossa própria concupiscência pecaminosa.

Meu caminho não deve ser pavimentado pelo que me agrada ou me faz feliz, mas sim pelo que Deus estabelece em Sua Palavra.

O proverbista Salomão traça um paralelo simples, mas ao mesmo tempo profundo entre aquele que se deixa guiar pelo que seus sentidos dizem e o que se orienta pelo que Deus determina.

Enquanto o homem que caminha pelo que acredita ser certo se dirige em direção à morte, aquele que teme ao Senhor e caminha firmado em Sua Palavra é poupado das armadilhas e da destruição eterna.

Não é a minha ou a sua sabedoria, inteligência ou habilidade de compreensão que nos livrará de escolher o caminho errado, mas sim o temor ao Senhor, a convicção de que tudo o que fazemos ou deixamos de fazer não passa desapercebido diante de Seus olhos.

Deseja ser poupado da morte eterna? Tema ao Senhor, pois nEle está a fonte da vida e a luz que ilumina nossos pés enquanto caminhamos neste mundo sombrio e tenebroso.

Que Deus lhe abençoe.

Deixe um comentário

Assine o Novas de Cada Manhã

Não perca nenhum conteúdo. Inscreva-se para ter acesso à biblioteca de conteúdos exclusivos para membros.
[email protected]
Inscreva-se