Devocional #29 - Olhe sempre para frente

“Olhe sempre para a frente, mantenha o olhar fixo no que está adiante de você. Veja bem por onde anda, e os seus passos serão seguros. Não se desvie nem para a direita nem para a esquerda; afaste os seus pés da maldade” – Provérbios 4:25-27

“Olhe sempre para a frente, mantenha o olhar fixo no que está adiante de você. Veja bem por onde anda, e os seus passos serão seguros. Não se desvie nem para a direita nem para a esquerda; afaste os seus pés da maldade” – Provérbios 4:25-27

Após nos exortar a guardar o nosso coração e nos apresentar a excelência de se trilhar pelos caminhos da sabedoria, Salomão agora nos orienta a não apenas iniciar a caminhada nas veredas da justiça, mas perseverar mantendo nossos olhos fixos no que está adiante e nossos pés firmes no caminho.

Nossas veredas só serão como a luz da aurora, que brilha até se tornar dia perfeito (Provérbios 4:18) se nossos olhos estiverem fixos em Jesus, se nosso alvo estiver posto em Deus e em sua glória eterna.

A força para permanecer firme no caminho não está em nossa autodeterminação, em nossa própria justiça, mas na justiça de Cristo que nos é imputada pela fé. À medida que recebemos da abundante graça de Deus somos capacitados para avançar, deixando toda amarra e embaraço para trás.

Não se trata de simplesmente esquecer o passado, de apagar da memória as obras de Deus em nossa vida, mas sim de reconhecer que a glória que nos aguarda está adiante de nós, para além do horizonte. Uma vida cristã saudosista, que olha somente para trás, que não é capaz de enxergar o agir do Senhor hoje e suas promessas no amanhã, se torna debilitada, pois impede o crente de avançar nos propósitos e planos do Senhor que estão sendo construídos no amanhã.

Não fomos chamados para viver aquém do que Deus nos planejou, portanto, assim como o Apóstolo Paulo eu e você devemos esquecer das coisas que “ficaram para trás e [avançar] para as que estão adiante, [prosseguindo] para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus" (Filipenses 3:13,14).

Somente quando nossos olhos estiverem fixos em Jesus e nosso coração depositado na vontade de Deus caminharemos com convicção, sem nos desviar para a esquerda ou direita, mas avançando dia a dia até alcançarmos a estatura de Cristo, a perfeição cristã e a glória eterna.

“Mantenha o olhar fixo no que está adiante de você”, pois aquele que caminha olhando para trás não é capaz de manter seus pés firmes no caminho.

Que Deus lhe abençoe.

Deixe um comentário

Assine o Novas de Cada Manhã

Não perca nenhum conteúdo. Inscreva-se para ter acesso à biblioteca de conteúdos exclusivos para membros.
[email protected]
Inscreva-se