“O conselho da sabedoria é: Procure obter sabedoria; use tudo o que você possui para adquirir entendimento. Dedique alta estima à sabedoria, e ela o exaltará; abrace-a, e ela o honrará” – Provérbios 4.7,8

Embora as Escrituras nos afirmem que é Deus quem dá sabedoria, pois Ele é a fonte de todo conhecimento e de todo o saber (Provérbios 2:6), não significa, no entanto, que de nossa parte podemos menosprezar a necessidade de esforço e de sacrifício.

Deus é quem oferece a sabedoria, mas cabe a mim e a você buscá-la. Se nosso coração não estiver inclinado e disposto a sacrificar o que for necessário para alcançá-la, de nada adianta reconhecermos que o Senhor a concede gratuitamente.

Se na vida cotidiana nada é alcançado sem esforço, no que diz respeito às virtudes espirituais também jamais alcançaremos a estatura de homem perfeito sem passarmos pela dor do crescimento.

Salomão nos orienta: “use tudo o que você possui para adquirir entendimento”; dedique tudo o que possuí, seu tempo, sua energia, suas forças, seu dinheiro e o que mais for necessário para alcançar o entendimento, nada é gratuito neste mundo e o mesmo princípio se aplica às virtudes espirituais.

Vivemos em uma geração que gasta tudo o que possui para satisfazer os desejos passageiros desta vida. Nunca na história tivemos tantos recursos e tantas possibilidades e, na mesma medida, nunca gastamos tanto com coisas tão inúteis. Basta olhar o que é tendência, o que está em alta nas redes sociais e o que ocupa a mente, coração e boca dos jovens.

Você não foi chamado por Deus para se contentar em viver uma vida medíocre e mediana que olha para a iniquidade e se alegra nela, que valoriza o que é tolo e passageiro. Deus não te chamou para isso.

Portanto, gaste o que for necessário para adquirir sabedoria, seja o que for, tempo, dinheiro, energia, cultive bons hábitos, medite nas Escrituras, mantenha seu coração em comunhão com o Senhor, leia bons livros, ouça bons sermões, alimente sua mente com o que é bom e valoroso, ande com pessoas melhores do que você, caminhe com homens e mulheres de Deus, negue os conselhos dos ímpios, por mais agradáveis que sejam, rejeite-os, afaste-se de tudo o que pode te induzir a viver uma vida eternamente inútil e persevere neste caminho.

“Dedique alta estima à sabedoria, e ela o exaltará; abrace-a, e ela o honrará”.

Que Deus lhe abençoe.