Devocional #37 - Quem confia no Senhor está seguro

“Quem teme o homem cai em armadilhas, mas quem confia no Senhor está seguro. Muitos desejam os favores do governante, mas é do Senhor que procede a justiça.” – Provérbios 29.25, 26

Governos, políticos, ideologias partidárias e qualquer outra bandeira levantada com a intenção de proclamar a salvação do homem, na realidade, não passam de armadilhas estendidas diante de homens ingênuos.

Nenhuma bandeira política, nenhum homem ou nenhuma ideologia é, para o cristão, digna de ser abraçada com fervor religioso. Quem deposita em governantes e suas pautas o temor e a reverência devidos somente a Deus, arma uma cilada diante de seus próprios pés.

Longe de Deus todo homem é corrupto, totalmente depravado e injusto por natureza. Como nos escreve o profeta Miqueias, “não há um justo sequer”. Nenhum homem é digno de temor, nenhuma filosofia humana é digna de reverência ou devoção, pois tudo o que produzimos longe de Deus não passa de trapo de imundícia, de palha que se consome diante do fogo.

Jeremias, ao profetizar contra Judá, declara: “Assim diz o Senhor: "Maldito é o homem que confia nos homens, que faz da humanidade mortal a sua força, mas cujo coração se afasta do Senhor”.

Da mesma maneira que os reis judeus buscavam no Egito a solução para a ameaça babilônica, dando as costas ao Deus de Israel, somos tentados hoje a abraçar um cristianismo cultural que acolhe os preceitos morais da Palavra, mas que rejeita a devoção única e exclusiva ao Senhor Deus.

O resultado é previsível, assim como Jerusalém caiu nas mãos da Babilônia por rejeitar os constantes avisos e alertas do Senhor, o cristão que insiste em se devotar à bandeiras políticas e ideológicas, confiando mais nas soluções humanas do que na mão de Deus, inevitavelmente cairá.

Aquele que se compromete com bandeiras e agendas terrenas, depositando nelas sua confiança e seu temor, torna-se maldito, pois se esquece que é de Deus que procede a justiça, Ele é a torre forte, a Rocha inabalável que esmagará todos os reinos da terra.

“Quem teme o homem cai em armadilhas, mas quem confia no Senhor está seguro”. As ideologias humanas vêm e vão, os princípios morais se abalam, mas o Senhor permanece e aqueles que colocam nEle sua esperança permanecerão para sempre.

Que Deus lhe abençoe.

Deixe um comentário

Assine o Novas de Cada Manhã

Não perca nenhum conteúdo. Inscreva-se para ter acesso à biblioteca de conteúdos exclusivos para membros.
[email protected]
Inscreva-se