Devocional #08 - Sal da Terra

"Vocês são o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens” — Mateus 5:13

"Vocês são o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens” — Mateus 5:13
Ouvir Devocional no Spotify

O sal tem sido utilizado pela humanidade há milênios como um conservante alimentício, suas propriedades tornam qualquer tipo de decomposição quase que impossível e, conhecedor disto, Cristo o toma como elemento para seu ensino.

Num mundo cada vez mais corrompido pela iniquidade e pelo pecado, o discípulo é chamado para não se conformar ao sistema pecaminoso, mas para renovar sua mente no Espírito, revelando o elevado padrão moral, ético e espiritual do Evangelho.

Questiona-se se o sal realmente pode perder seu sabor, no entanto, mesmo que isso seja quimicamente impossível, o alerta de Cristo se torna ainda mais severo. Pois se Seus discípulos perderem a identidade e a marca que os distinguem em meio uma geração corrompida então não servem para absolutamente mais nada.

Homer A. Kant comenta que “Os incrédulos são muitas vezes afastados do mal por causa de uma consciência moral cuja origem pode ser encontrada na influência cristã”. Essa é a influência que Cristo pretende encontrar em seus discípulos, uma forma de viver, andar e falar que constrange os ímpios a abandonar o mal, assim como alguém que, depois de provar um prato bem temperado, já não consegue mais comer qualquer coisa.

No entanto, se acompanhamos os incrédulos em seu modo de viver já não temos mais utilidade como elemento conservante, nos tornamos insípidos e não há serventia alguma para a fé que professamos ter. Para Cristo o verdadeiro discípulo é, portanto, aquele que se mantém íntegro em sua missão de manifestar o Reino ao mundo, sem se contaminar com ele e sem se conformar à realidade pecaminosa que o cerca, caso contrário, ele se tornará inútil ao Reino.

Que Deus lhe abençoe.


KANT, H. A. Comentário de Mateus. In: HARRISON, E. F. Comentário Bíblico Moody. São Paulo: Batista Regular do Brasil, 2017.


Devocional para WhatsApp

Cadastre-se, gratuitamente, receba nossos devocionais diários em seu WhatsApp e edifique sua fé.

Deixe um comentário

Assine o Novas de Cada Manhã

Não perca nenhum conteúdo. Inscreva-se para ter acesso à biblioteca de conteúdos exclusivos para membros.
[email protected]
Inscreva-se